logo imagem icarai
logo

WhatsApp

(21) 2717-0910

Telefone

(21) 2717-0910

Telefone

(21) 3900-5508

Quais doenças neurológicas podem ser detectadas pela ressonância magnética?

A inteligência artificial já faz parte da ressonância magnética e está transformando o diagnóstico de doenças neurológicas. Saiba como esse exame pode ajudar você

A ressonância magnética (RM) é um dos exames mais completos e eficientes, e, hoje, conta com o apoio da inteligência artificial (IA), que auxilia os especialistas a interpretar as imagens com ainda mais precisão e agilidade. Utilizando campos magnéticos e ondas de rádio, a RM permite gerar imagens detalhadas do cérebro e do sistema nervoso central, sem a necessidade de procedimentos invasivos ou exposição à radiação. 

No caso da ressonância magnética de 3 Tesla, o paciente conta com um exame de altíssima performance, que oferece imagens com qualidade superior, maior resolução e nitidez dos detalhes anatômicos. Essa tecnologia permite detectar lesões muito pequenas e alterações sutis, o que contribui para diagnósticos mais precoces e seguros. Além disso, a potência de 3T possibilita exames mais rápidos, com maior conforto ao paciente e melhor capacidade de avaliação de estruturas complexas do sistema nervoso central. 

Quando falamos em saúde neurológica, a ressonância magnética com o suporte da IA é uma grande aliada no diagnóstico precoce e no acompanhamento de diferentes doenças. Pensando nisso, no blog de hoje, separamos algumas das principais condições que podem ser detectadas por esse exame. Leia abaixo! 

1) Acidente vascular cerebral (AVC)

A ressonância magnética é fundamental para identificar se o AVC foi causado por obstrução de um vaso sanguíneo (isquêmico) ou por sangramento (hemorrágico). Quanto mais rápido o diagnóstico, maiores são as chances de reduzir sequelas. 

2) Tumores cerebrais

Com a ressonância magnética, é possível visualizar tumores no cérebro em estágios iniciais, identificar seu tamanho e localização, além de auxiliar no planejamento do tratamento para a remissão da doença.

3) Hidrocefalia

A ressonância magnética permite observar o acúmulo anormal de líquido no cérebro, característico da hidrocefalia, ajudando na definição da melhor forma de tratamento. 

4) Doença de Alzheimer

Embora o diagnóstico de Alzheimer envolva múltiplos fatores, a ressonância magnética ajuda a identificar alterações cerebrais compatíveis com a doença, como a redução do volume em áreas específicas do cérebro. 

5) Doença de Parkinson

A ressonância magnética pode auxiliar na avaliação de estruturas do cérebro relacionadas ao Parkinson, ajudando médicos a diferenciar essa condição de outras doenças com sintomas semelhantes. 

Com a tecnologia da ressonância magnética de 3 Tesla, o nigrossomo 1 – uma região específica da substância negra envolvida no desenvolvimento da doença – pode ser visualizado com muito mais detalhes.

Vale ressaltar que a esclerose múltipla, atrofias e outras doenças que afetam o sistema nervoso também podem ser investigadas com o apoio da ressonância magnética, garantindo mais precisão no diagnóstico e segurança ao tratamento.

Por que a ressonância magnética é tão importante?

Além de ser um exame seguro e indolor, a ressonância magnética fornece imagens detalhadas que outros métodos de diagnóstico não conseguem oferecer. Essa precisão é essencial para detectar doenças em fases iniciais, orientar o tratamento e acompanhar a evolução de cada paciente. 

No Centro de Imagem Icaraí, nosso principal objetivo é proporcionar um atendimento humanizado com tecnologia de ponta, garantindo que cada paciente receba não apenas um diagnóstico preciso, mas também todo o cuidado e acolhimento necessários durante o exame. 

Aqui temos à disposição da população a única ressonância magnética de 3 Tesla em clínica da cidade de Niterói e também outras de 1,5 Tesla que são de última geração. Se você ou alguém próximo já faz acompanhamento ou apresenta sintomas neurológicos ou precisa investigar a saúde do cérebro, converse com seu médico sobre a possibilidade de realizar uma ressonância magnética. Ou, se está com o pedido em mãos, agende seu exame. O diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença! 

Centro de Imagem Icaraí

Unidade I: Rua Álvares de Azevedo, 62 – Icaraí
Unidade II: Av. Roberto Silveira, 21 – Icaraí 

Telefones: (21) 2717-0910 | (21) 3900-5508

WhatsApp: (21) 2717-0910 (somente mensagens)

ÁREA DO PACIENTE

RESULTADOS

AGENDAMENTOS